Peças em Destaque

Pata em pedra dura e prata marcada Luís Ferreira
Plateau em pau santo e bronze, Art Deco

Par de jarras em vidro azul com base em prata
Candeeiro de mesa, em vidro de bordos grossos, com desenhos geométricos, com suportes em ferro trabalhado, Art Déco, final anos 20, inícios anos 30, assinado Daum Nancy France.






A
Daum Frères, Fábrica de vidros francesa, uma das mais importantes da Europa, foi fundada em Nancy, França, em 1875 por Jean Daum (1825-1885) e continuada pelos seus filhos.
Ao longo da década de 1880, a fabrica produziu sobretudo serviços de mesa. Contudo em 1891, após a morte do fundador, os irmãos Daum impressionados com o sucesso de Émile Gallé, dedicaram-se inteiramente à produção de peças de vidro estilo Art Nouveau, fundando no mesmo ano o Atelier d'Art na Verrerie de Nancy, com as suas próprias oficinas de ensino. Durante este período, Jean-Antonin Daum foi responsável pelo design artístico. Em 1900, Henri Bergé, que trabalhava na fábrica desde 1897, tomou conta da oficina de design, e no mesmo ano a firma venceu o Grand Prix na Exposição Mundial de Paris.
De 1902 em diante, a fábrica produziu vidro decorado com motivos florais e abstractos, segundo as técnicas e o estilo de Gallé.
De 1905 a 1930, Edgar Brandt e Louis Majorelle, também trabalharam para a Daum, desenhando suportes de ferro para as peças de vidro.
Na década de 1920, a Daum deixou de trabalhar no estilo Arte Nova, começando a produzir peças de vidro de bordos grossos com padrões geométricos ao gosto Art Déco.

Arte Nova - Gabriele Fahr-Becker, Könemann
Artes Decorativas do Século XX, Art Déco - Carla Cerutti, Presença




Conjunto de Chá e Café em prata Art Déco

Composto por bule, cafeteira, leiteira e açucareiro, peso 2 kg de prata. Punção francesa
Tête de Minerve (princípios do século XX).






Par de cadeirões Art Déco

Par de cadeiras, 1930, Art Déco, atribuídas aos Grandes Ateliers de França de Jacques-Emile Ruhlmann. Realizadas em mogno com embutidos de marfim nas pernas, tecido de época.